sexta-feira, 8 de julho de 2011

Mãe ama mais que o pai?

Estou num momento de rage, mas é um assunto que sempre pensei sobre. Por exemplo: eu moro em São Paulo, em Interlagos, e meu marido trabalha na Berrini, que pra São Paulo, é bem perto. Agora ele comprou uma moto, mas até então ele ia todo dia trabalhar de carro (porque de ônibus é um martírio, 1:30 hr de pé num busão lotado). Saía de casa umas 6:00 da manhã e chegava pra lá das 19:00. Dia desses, por pressão da família dele, ele veio me falar que eu precisava trabalhar fora pra gente poder juntar dinheiro pra comprarmos nossa casa (moramos de aluguel). Perguntei pra ele como ficaria o Victor, já que a escolinha dele funciona das 8:00 as 17:00. Ele respondeu: "-Deixa com a Tata!". A Tata é uma mulher que olha a criançada lá do condomínio quando a coisa aperta, eu já deixei ele com ela uma vez pra faxinar a casa, porque ele é difícil de dormir, ela é boa, mas ás vezes é meio estúpida. Claro, a paciência não é a mesma com filho dos outros. Na hora eu respondi: "-Você acha que eu tenho coragem de fazer isso? Vou deixar uma estranha ser a mãe dele?". Pensei em mil coisas, como, por exemplo, quem vai ficar com ele quando ficar doente? E se ele passar mal e tiver que ir correndo pra escolinha? Minha sogra mora em SP, mas mora na saúde, também é zona sul, mas é bem longe. E outra: ela já cuida da minha sobrinha, filha da filha dela, que, digamos, é a preferida. Aí já viu, né? Sem contar que eles não iam dar conta de cuidar sozinhos dos dois, pq eu já fiquei umas horas fazendo isso e fiquei com a coluna travada uns dois dias. Imagine o dia todo!
Se eu encontrasse um emprego perto de casa em que o horário desse certo pra eu levar e buscar meu lindo na escolinha eu pegava, mas ia ter o problema que, em caso de doença ou qualquer coisa assim eu iria ter que faltar. Aí iam me mandar embora rapidinho.
A questão é: Como um pai consegue ficar o dia inteiro sem ver o filho, voltar pra casa e sentar no sofá ver tv? Ou o fim de semana que tem pra curtir os filhos só querer dormir? Ficar uma semana inteira sem ver o filho e na primeira dificuldade ter preguiça de ir? Gente?
Tudo bem que reconheço que sou meio protetora demais, mas AMOR É ESSENCIAL. Pelos filhos nos sacrificamos e nem sentimos, deixamos de pensar em nós mesmos pra pensar no bem daquela vidinha inocente que colocamos no mundo. Eu por exemplo, sempre fui super consumista, sempre comprava roupa, comprava cremes, comprava maquiagens, perfumes, fazia definitiva... Foi só engravidar que tudo isso acabou. Todo dinheiro que entra, eu primeiro faço as coisas pro Victor e o que sobra eu faço pra mim. Não que isso seja desculpa pra minha baranguice, mas isso fica pra outro post, quando me der coragem... xD
Enfim, fica a pergunta: mãe ama mais que o pai? São amores diferentes?
Lógico que pra toda regra tem exceção, mas na maioria das vezes o pai trabalha fora de boa (claro que alguém tem que sustentar a casa, mas hein?).
Sei lá, parece que ainda tem gente que acha que o papel do pai é colocar dinheiro em casa e a educação e o amor é papel da mãe. Peraí! É papel dos dois! Engraçado que, quando a mulher trabalha fora, mesmo assim não se divide.
Mais do que qualquer brinquedo, qualquer roupa descolada ou coisa do tipo, nossos filhos precisam de AMOR. Sério, esse mundo precisa de mais amor.

3 comentários:

  1. Ju, eu tenho a mesmíssima opinião que vc! Os pais não tem o mesmo vínculo que as mães, ao meu ver! não sei se é por culpa do meu relacionamento com meu pai, que é inexistente. No geral, eles acham que é só dar o dinheiro e pronto, o resto é responsabilidade da da mãe!
    Tive muita sorte, pois por enquanto, o Tk tem se mostrado extremamente prestativo, tanto com relação ao Lucas, quanto com relação à casa.. ele me ajuda com tudo! Nós dois trabalhamos fora e nós dois temos obrigações definidas dentro de casa... claro que de vez em quando rola uma preguiça, mas isso é normal com qualquer pessoa hehe.. enfim, ele é excessão!
    Vejo muitos pais agirem como vc descreve, inclusive o meu, que aliás, teve a audácia de entrar na justiça para nem pagar pensão anos atrás alegando que já tinha uma nova família!! Como se a nova apagasse os vínculos com a antiga.. muito amor, não é??
    Quem sai perdendo nessa história são eles, que não sabem o que estão perdendo!! e depois, lá na frente, quando os filhos já estiverem crescidos, só vão querer saber deles por motivos práticos, como dinheiro! e quando estiverem velhos, vão morrer sozinhos!! xP

    ResponderExcluir
  2. Concordo, Dan! Acho engraçado que eles geralmente pensam que tendo filho com outra mulher faz com que os filhos com a ex-mulher se tornem ex-filhos! Mas é assim mesmo, um dia eles vão olhar pra trás e vão ver quanto amor deixaram de receber na vida por se portarem desse jeito... Enfim, vc disse tudo!

    ResponderExcluir
  3. Oie, Ju! Então, eu sempre tento entender meu marido olhando pra família dele, sabe. E, realmente, ele é um espelho. Então já viu tudo né? Sorte que minha sogra não é influância na vida dele, aliás, ela mal liga pra ele... Acho que nossos maridos são bem parecidos, são precisos diamantes brutos, que precisam ser esculpidos. Eu sempre brigava com o Fabio, discutia, mas agora mudei de atitude! Agora, mostro com amor, as falhas dele e sempre tento manter o diálogo. Sei que é difícil, ainda mais quando estamos morrendo de raiva deles, ou da situação! Mas a única saída é essa, senão a gente pira!
    Faz tudo para agradar, mesmo que ele pareça mal agradecido! Saiba que, pelo menos, você fez sua parte. E ninguém poderá reclamar disso um dia.
    E ensine seu filho a ser amoroso, afetuoso, para que quando ele case a esposa seja a mais feliz do mundo!!!!

    E muita calma, pois como diz o ditado: Todo homem é igual, só muda de endereço!
    O problema é que sempre sobrepujamos os defeitos. Tente ver as qualidades dele e valorize-as por um minuto. E dê gelo, afinal qual homem não gosta de ser pisado?
    hahahah

    Beijos, Rach

    ResponderExcluir